Lagom
Cliente: Lagom Engenharia e Meio Ambiente
Entregas: Estratégia e posicionamento de marca; naming; identidade visual; iconografia e motion design.
Local: Santa Catarina, Brasil.
Lagom Engenharia e Meio Ambiente é uma consultoria ambiental que oferece soluções para empresas que desejam crescer e desenvolver seus projetos de forma responsável e equilibrada, viabilizando um futuro mais sustentável.
A palavra Lagom, nome com o qual a marca foi batizada, é uma expressão sueca sem tradução exata e literal para a língua portuguesa, mas possui um significado muito forte e completamente alinhado ao propósito da marca. Lagom carrega os significados de “na quantidade ideal, na medida certa, o adequado, o suficiente”, ou seja, é uma expressão que representa um estilo de vida onde se propõe o equilíbrio como a chave para o bom andamento e funcionamento de todas as coisas na vida.
DESAFIO
O projeto foi desenvolvido em colaboração com com as lideranças da Lagom, entendendo as necessidades e direcionamentos estratégicos pretendidos para o negócio. O principal objetivo era possibilitar ao negócio acesso ao seu perfil de cliente desejado, ou seja, médias e grandes empresas do setor da construção civil local, tendo uma comunicação visual proprietária que respaldasse esse contato e conexão.
SOLUÇÃO
O ponto de partida inicial foi explorar graficamente o diferencial competitivo do negócio: a visão e know-how de sua liderança que já atuou em ambos os lados do setor, do órgão público à esfera privada, e por isso conhece os caminhos para tornar processos morosos e burocráticos em ágeis e eficientes.
Esse olhar de ambos os lados foi traduzido em um universo visual que refletisse os conceitos de dualidade e equilíbrio, alinhados à narrativa da marca que atua trabalhando para o desenvolvimento de forma responsável e equilibrada. Essa dualidade é apresentada através de formas que possuem cantos arredondados (orgânico) contrastando com cantos em ângulo reto (precisão), representando essa combinação entre engenharia e meio ambiente.
Além disso, cada um dos valores organizacionais da empresa se tornou um elemento gráfico que integra a linguagem visual da marca e expande as suas possibilidades de uso e aplicação.
Brand Strategy, Naming & Design André Santos.
Motion Design Emanuel Peres.