Publicado em 23/03/2022, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: marcas, branding, apple, design, negócios, empreendendo, empreendedorismo.
O segredo do sucesso da Apple
Eu sei, esse título sensacionalista é realmente só pra chamar sua atenção, até porque, não existe um único grande segredo ou uma fórmula mágica para o sucesso de um negócio, mas sim, um grande conjunto de ações e estratégias que funcionam de formas diferentes para cada modelo de negócio. Entretanto, existe sim um caminho diferente do habitual, que Steve Jobs e cia. decidiram trilhar, diferente do que a maioria das empresas faz, e é sobre esse caminho que vamos conversar.
Que a Apple é um grande case de empresa de sucesso, não é novidade pra ninguém. Muito negócios a tem como referência, afinal de contas, é uma das poucas empresas do mundo que atingiu um patamar desejado por todos: seu atual valor de mercado é de 2,76 trilhões de dólares, após chegar a bater os 3 trilhões de dólares. Desses, 355 bilhões de dólares é somente o valor da marca Apple, segundo a Brand Directory. Além disso, os números de faturamento mostrados na imagem abaixo também ilustram o tamanho e relevância dessa grande empresa.
Pode até parecer fácil falar sobre o sucesso de uma empresa que já atingiu esse lugar no mapa, mas é exatamente fazendo o processo de engenharia reversa que podemos obter grandes aprendizados. Lembre-se: um dia a grande Apple foi apenas uma idéia de negócio, apenas alguns amigos nos fundos de uma garagem, apenas uma pequena empresa como tantas outras que conhecemos.
Observando a história da empresa segundo o relato de Steve Jobs, em sua biografia escrita por Walter Isaacson, dentre muitas pessoas, uma em especial não muito conhecida teve participação fundamental para o crescimento da empresa e a formação da ideologia central que norteia toda a companhia até hoje. Essa pessoa foi Mike Markkula.
Mike Markkula é um ex-gerente da Intel e foi o primeiro investidor-anjo da Apple, quando ainda era uma empresa de garagem. Chegou a ser o segundo CEO da empresa e foi tido por Steve Jobs como um mentor e até mesmo uma figura paterna, tamanha era a identificação entre ambos.
Markkula escreveu seus princípios em um documento de página única chamado "a filosofia de marketing da Apple". Um dos grandes ensinamentos que estava nesse documento, que Markkula passou para Jobs, foi de que “as pessoas, de fato, julgam o livro pela sua capa”, ou seja, elas com certeza vão formar opiniões sobre uma empresa ou produto de acordo com como ele é apresentado, em todos os sentidos. Desde então, Jobs incorporou a filosofia de ter o design como primazia na empresa e levou isso ao extremo com seu elevado grau perfeccionismo. Desde o design dos produtos até a imagem da marca, tudo precisava ser sempre muito bem alinhado e impecável.
Curiosidade e aplicação prática: quando a Apple foi lançar o seu computador Apple II na 1ª Feira de Computadores da Costa Oeste, Steve Jobs fez questão de reservar um estande perto da entrada, muito mais caro, e ao invés de mesas de jogo com placas feitas de cartolina como os outros, o estande da Apple tinha um balcão coberto de veludo preto e um painel de acrílico iluminando o novo logotipo da empresa. Eles colocaram os únicos 3 computadores que tinham prontos em exposição, mas empilharam muitas caixas vazias ao redor apenas para dar a impressão de que estavam preparados para um grande lançamento e sucesso de vendas. Steve Jobs já estava aplicando tudo o que tinha aprendido com Mike Markkula: a imagem é algo realmente muito importante para o sucesso de um negócio.
O mercado entende e reconhece até hoje o quanto Design é valioso para um negócio, independente de se vender produtos ou serviços. Basta olhar os números da Apple apresentados no início desse artigo.
A lição que a história da Apple nos apresenta, é de que, apesar das dificuldades e falta de recursos que todo negócio apresenta em seu início, investir em design deve ser sempre uma prioridade. Certamente após a empresa receber seu primeiro aporte de investimento, Steve Jobs ficou tentado a contratar mais pessoas, expandir sua estrutura física ou investir em tecnologia e maquinário, ou seja, investir seus recursos onde a maioria das empresas investe quando está começando. Com certeza ele fez algumas dessas coisas, mas além disso, destinou boa parte desses recursos para investir em design e construir uma imagem de marca que sustentaria e sustenta a empresa até hoje, inclusive passando por grandes crises econômicas.
Lembre-se: antes mesmo de um possível cliente te conhecer ou entrar em contato com você, ele vai criar inúmeras percepções sobre seu negócio de acordo com a imagem que ele passa, por isso, não deveria ser segredo para ninguém que investir em design é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Espero que esse artigo tenha te ajudado e que você tenha aprendido algo novo! Se quiser discutir mais sobre o assunto, fique à vontade para me chamar nas redes sociais ou me enviar um e-mail. Grande Abraço!