Publicado em 13/12/2021, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: marcas, branding, ativos, negócios, empresas, empreender, empreendedorismo.
As 25 marcas mais valiosas do Brasil
Marcas são ativos valiosíssimos, capaz de transformar a relação entre pessoas e organizações e influenciar nas percepções e decisões de compra sobre produtos e serviços. Sabendo disso, todo ano a consultoria global de marcas Interbrand divulga um ranking com as 100 marcas mais valiosas do mundo e um com as 25 mais valiosas do Brasil, afim de mensurar o valor desses ativos e analisar como o mercado tem se comportado.
Novamente a lista é encabeçada pelos bancos e cervejas, com Itaú e Bradesco em 1º e 2º lugar, respectivamente, Skol em 3º e Brahma em 4º lugar. As novidades na lista desse ano foram: Claro (14º lugar) e Hering (25º lugar).
Para concorrerem a um lugar no ranking do Brasil as marcas precisam seguir cinco critérios: ser uma empresa de origem brasileira; ter informações financeiras públicas; publicar os resultados individuais das marcas que possui; gerar lucro econômico positivo e atingir um índice de Força de Marca igual ou maior que 50 pontos.
Força de Marca é um índice para avaliar onde a marca performa bem e onde precisa melhor. A nota desse item é baseada em uma lista de atributos que avaliam em termos gerais o engajamento, relevância e liderança da marca.
Confira abaixo a lista das 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2021 e entre parênteses seu crescimento em relação ao ano anterior:
1. Itaú - R$ 40,5 bilhões (+8%)
2. Bradesco - R$ 27,5 bilhões (+5%)
3. Skol - R$ 18,8 bilhões (+7%)
4. Brahma - R$ 12,7 bilhões (+6%)
5. Natura - R$ 10,2 bilhões (+5%)
6. Banco do Brasil - R$ 9,8 bilhões (+3%)
7. Petrobras - R$ 3,2 bilhões (+3%)
8. Magazine Luiza - R$ 2,9 bilhões (+66%)
9. Vivo - R$ 2,8 bilhões (+5%)
10. Americanas - R$ 1,7 bilhão (+25%)
11. XP Inc. - R$ 1,77 bilhão (+5%)
12. Renner - R$ 1,74 bilhão (+12%)
13. Ipiranga - R$ 1,16 bilhão (+1%)
14. Claro [nova] - R$ 1,08 bilhão
15. Cielo - R$ 1,06 bilhão (-4%)
16. Drogasil - R$ 1,05 bilhão (+6%)
17. Porto Seguro - R$ 883 milhões (+3%)
18. Havaianas - R$ 860 milhões (+16%)
19. Casas Bahia - R$ 706 milhões (+2%)
20. Assaí - R$ 654 milhões (+13%)
21. Atacadão - R$ 608 milhões (+9%)
22.PagSeguro - R$ 570 milhões (+5%)
23. SulAmerica - R$ 564 milhões (+3%)
24. Localiza - R$ 551 milhões (+4%)
25. Hering [nova] - R$ 520 milhões
Para ver o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2021 acesse: interbrand.com/best-brands/.