Publicado em 16/02/2022, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: marcas, branding, negócios, design, empreender, business, empreendedorismo.
Vale a pena investir em design?
O que empresas como Google, Apple, Spotify, Uber, Netflix e outras que fazem parte do dia a dia de todos nós tem em comum? Resposta simples e direta: investem em design.
Apesar disso, muitas vezes pode ser difícil mensurar os resultados de se investir em design e volta e meia os empreendedores e diretores se questionam: “Vale mesmo a pena investir em design? Qual o retorno desse investimento?”
O MAIS EXTENSO, RIGOROSO E COMPLETO ESTUDO SOBRE O ASSUNTO
Buscando a resposta para esses questionamentos, uma das maiores consultorias de negócios do mundo, a McKinsey & Company, monitorou as práticas envolvendo investimento em design de 300 empresas ao longo de um período de cinco anos, em vários países e setores, resultando na mais extensa e rigorosa pesquisa já feita sobre esse assunto.
Vale enfatizar uma importante observação sobre esse estudo. Todas as 300 empresas monitoradas eram empresas de capital aberto listadas na bolsa de valores, ou seja, empresas de porte considerável. Dentro desse estudo não está sendo comparado uma pequena empresa de bairro com uma grande multinacional, mas todas de porte parecido.
A equipe de pesquisa da McKinsey & Company coletou mais de dois milhões de dados financeiros e registrou mais de 100.000 iniciativas e ações de design. Eles categorizaram essas 300 empresas em 4 grupos: do primeiro grupo, o que mais investia em design, até o quarto grupo, o que menos investia.
Os resultados são surpreendentemente positivos e diria até que esperados. O primeiro grupo de empresas teve praticamente o dobro de aumento de receita e o dobro de retorno para os acionistas se comparado aos outros grupos de empresas no mesmo período.
Esses resultados se confirmaram em todos os três setores analisados: tecnologia médica, bens de consumo e banco de varejo. Isso sugere que um bom design é importante se o foco da sua empresa for produtos físicos, digitais, serviços, ou alguma combinação de todos esses.
Vale ressaltar que para obter resultados como os que foram apresentados, não estamos falando de empresas que fazem uma ou outra ação pontual, mas sim de empresa que colocam o design no centro dos seus negócios, em todas as decisões e realmente o veem como parte da cultura da empresa.
Caso você queira conferir o estudo completo e todos os seus resultados, basta clicar aqui.