Publicado em 28/08/2022, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: marcas, branding, design, negócios, business, estratégia, posicionamento.
Afinal, o que é Branding?
Muito se tem falado sobre branding no meio corporativo, desde reuniões de negócios até podcasts de empreendedorismo, mas afinal, o que é branding? Tenho certeza que lendo esse breve artigo até o fim, você não só vai saber definir o que é branding como também vai saber como começar a aplicar e construir no seu negócio.
Eu gosto de explicar branding observando a etimologia (origem) da palavra, então podemos começar separando o termo branding em duas partes: brand (marca em inglês) + ing que é o indicativo de que essa palavra é um verbo no presente contínuo, ou seja, seria equivalente ao gerúndio na língua portuguesa, por exemplo, “ando” ou “endo” no final das palavras caminhando, correndo e demais outras.
Então, se fossemos traduzir de forma literal, a tradução de branding seria algo como marcando, que eu não considero a tradução mais apropriada, pois apesar de representar bem o ato de ir deixando marcas, ir impactando pessoas, deixa o conceito muito amplo para outras interpretações, o que acaba confundindo e atrapalhando ainda mais quem não tem muito conhecimento sobre o assunto.
Eu prefiro uma tradução livre para o termo branding que não é tão literal, mas acredito que representa muito bem o conceito original da palavra, que é a seguinte: branding é o processo estratégico e contínuo de gerir uma marca.
Até aqui, sem muita complexidade. Um processo é estratégico quando tem um plano de ações com alguma intencionalidade, e é contínuo pois não tem um fim predeterminado, enquanto a marca existir o processo também existe. O grande problema acontece quando não sabemos definir o que é marca, já que branding é o processo estratégico e contínuo de gerir uma marca.
Muitas pessoas tratam ou definem como marca um logotipo, identidade visual, ou um produto. Todas essas coisas fazem parte de uma marca, são partes dela, mas não são a definição por completo do que é marca. Eu particularmente gosto muito da definição de marca do Marty Neumeier em seu livro The Brand Gap, onde ele diz que “Marca não é o que você diz que é. É o que eles dizem que é.” Em outras palavras o que ele está dizendo é que marca é o mesmo que reputação, é um conjunto de percepções sobre uma empresa, um produto, um serviço ou até mesmo uma pessoa.
Essas lembranças ou percepções podem ser positivas ou negativas e são criadas através das experiências e contato que temos com cada marca, seja uma experiência de compra, ouvindo alguém falar sobre ela, acessando um site ou redes sociais, vendo uma vitrine de rua ou fachada de loja ou qualquer outro tipo de interação com a marca.
Então se branding é o processo estratégico e contínuo de gerir uma marca e marca é um conjunto de percepções sobre uma empresa, produto, serviço ou pessoa, logo, podemos definir branding como o processo estratégico e contínuo de tentar gerir as percepções das pessoas sobre uma empresa, produto, serviço ou pessoa.
A aplicação prática dessa gestão é desdobrada no cuidado e alinhamento de todos os pontos de contato da marca com seus públicos, através de um planejamento estratégico que irá direcionar como a marca deve se posicionar, com quem pretende e vai se comunicar, como deseja ser percebida pelos seus públicos e todos esses direcionamentos conduzirão a construção de uma identidade única para a marca ao longo do tempo.
Espero que você tenha gostado desse conteúdo e se ficou com alguma dúvida sobre o assunto fique à vontade para me chamar em qualquer um dos meus canais em redes sociais, vou ficar muito feliz em poder te ajudar a esclarecer!