Publicado em 24/10/2023, por André Henrique dos Santos.
Palavras-chave: marcas, branding, rebranding, redesign, rebrand, empreender, empreendendo, empreendedorismo.


6 sintomas de que seu negócio possui uma marca fraca

Em um cenário econômico volátil, a diferença entre ter uma marca fraca ou construir uma marca forte pode ser a linha tênue que separa o sucesso do fracasso de um negócio em desenvolvimento.

Uma marca forte é como um ímã que atrai e fideliza novos clientes, estabelece laços de confiança com o público e diferencia um negócio em um mercado competitivo, seja ele qual for. Ela traduz a promessa, entrega e identidade de uma empresa, transmitindo seus valores e criando as percepções desejadas para o negócio. A construção de uma marca sólida e forte é, portanto, essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre os 6 sintomas que indicam que uma marca é fraca:

1. FALTA DE CLAREZA NA MENSAGEM

Foi produzir algum material de comunicação da sua empresa e não sabia nem por onde começar? O que fazer? Qual mensagem queremos comunicar? Com quem queremos falar?

Falta de clareza na mensagem pode deixar potenciais clientes em dúvida sobre o que sua empresa oferece ou como ela pode lhes ajudar. Uma marca em que a cada momento se comunica algo diferente não cria engajamento e identificação com seu público, o que com certeza irá resultar em perda de oportunidades de novos negócios.

2. ALTA CONCORRÊNCIA E INTENSA DISPUTA POR PREÇO

Se “promoção” “ofertas” e “descontos” são palavras que fazem parte da rotina do seu negócio, isso é um claro sinal de que você possui uma marca fraca e mal posicionada no mercado.

Se o seu consumidor não conseguir enxergar diferenciação e valor agregado no seu negócio através da sua marca, vai sempre optar pela opção que possui o melhor preço, é a lógica do mercado de commodities. Isso se torna um problema pois diminui sua margem de lucro e dificulta o crescimento sustentável do seu negócio.

3. FALTA DE DIFERENCIAÇÃO

Segundo uma pesquisa da Red Crow Marketing, estima-se que uma pessoa é exposta a algo entre 4.000 e 10.000 anúncios diariamente, portanto, como seu negócio se destaca dessa multidão?

Em um mercado saturado (realidade de quase todos), a diferenciação é essencial. Uma marca fraca tem baixa pregnância e é facilmente esquecível pelos consumidores, o que pode limitar o alcance da empresa e reduzir suas oportunidades de crescimento.

4. DIFICULDADE DE EXPANDIR A MARCA

Uma marca fraca encontra muitas barreiras para expandir seu alcance e entrar em novos mercados. A falta de reconhecimento e confiança torna difícil a penetração em segmentos não familiares ao público.

5. DIFICULDADE NA CONTRATAÇÃO

Sabendo que marcas são construídas de dentro para fora, a dificuldade de recrutamento e alto índice de turnover também são sintomas de negócios que possuem marcas fracas.

Empresas que possuem marcas fortes possuem seus valores bem definidos e um posicionamento claro no mercado. Isso permite com que o processo de recrutamento leve em consideração esses fatores e não somente o currículo dos candidatos, reduzindo drasticamente a rotatividade de colaboradores e aumentando o desempenho das equipes.

6. LIDERANÇA QUE NEGLIGENCIA OU DELEGA A GESTÃO DA MARCA

A força de uma marca muitas vezes está intrinsecamente ligada à visão, paixão e dedicação dos líderes que a moldam. Quando os líderes e gestores não demonstram um compromisso sólido com a identidade e reputação da empresa, é provável que a marca reflita isso para fora. Portanto, uma liderança envolvida e comprometida em nutrir e fortalecer a marca é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio.

IDENTIFICOU ALGUM DESSES SINTOMAS?

Se você identificou pelo menos um desses sintomas, saiba que há soluções e estratégias para fortalecer sua marca. Construir uma marca sólida é um processo contínuo que requer estratégia, disciplina e consistência ao longo do tempo. 

Estou aqui para te ajudar a desenvolver uma marca forte, bem posicionada no mercado e pronta para enfrentar os desafios do futuro. Vamos trabalhar juntos na sua marca?!
Back to Top